Brasil reforça Belém como sede e disponibiliza plataforma de acomodação
Em contagem regressiva para a COP30, o Brasil reforça Belém como sede e anuncia plataforma com mais de 2,7 mil opções de hospedagem. O governo garante estrutura para receber negociadores de todo o mundo, enquanto destaca o 'mutirão pelo clima' e a meta ambiciosa de US$ 1,3 trilhão em financiamento para países em desenvolvimento. Ouça a reportagem e saiba mais.
01/08/2025
|
18:06
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Reportagem: Bárbara Bezerra e Inez Mustafa | COP30 Brasil 

Repórter: A cem dias da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago e a CEO Ana Toni conversaram com jornalistas brasileiros e internacionais sobre o evento. O presidente André Corrêa reiterou que Belém sediará a COP30 e garantiu que o governo brasileiro tem tomado as medidas necessárias para assegurar acomodações de qualidade a todos os participantes do evento.

André Corrêa do Lago: Belém é uma cidade incrível, que é o lugar certo para fazer a COP30. Eu sempre manifestei isso. Então, o governo está atuando muito, de maneira muito firme, para que todos os países possam participar da COP; mas nós temos que encontrar uma maneira que eles venham, porque nós queremos naturalmente, como um país em desenvolvimento, sendo o Brasil, querendo uma COP inclusiva, nós queremos, obviamente, que venham todos os países membros da UNFCCC e do Acordo de Paris.

Repórter: Sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), o embaixador ressaltou que a estrutura do instrumento está sendo desenvolvida desde Dubai, e progrediu de maneira significativa.

André Corrêa:  O TFFF tem características excepcionais,  tem sido considerado extraordinário tanto por países que receberão quanto por países que doarão. Agora nós temos que passar para essa etapa muito importante, que é quando vão entrar os primeiros recursos para nós atingirmos as quantias que seriam necessárias para ele ser plenamente efetivo.

Repórter: O caráter inclusivo da COP30, traduzido na expressão mutirão pelo clima, também foi destacado durante a entrevista pela CEO, Ana Toni.

Ana Toni: Agora a gente está vendo que vai ter reuniões chamadas pelos governadores, por biomas. A gente está vendo diversas Action Agendas e Semanas de COP30, vai ter uma em São Paulo, uma no Rio de Janeiro. Logicamente já tivemos uma em Londres, vai ter em Nova York. Então, como a gente sempre quis desde o começo, olhando para as COP como um processo que logicamente culmina em Belém, mas ele é um processo de mutirão. 

Repórter: Outro assunto abordado foi o Roteiro de Baku à Belém, para se chegar a 1,3 trilhão de dólares para o financiamento climático.

André: Esse é o valor que importantíssimos economistas que são dedicadíssimos a esse tema chegaram à conclusão que é o valor que tem que ir dos países envolvidos para os países em desenvolvimento. Então, de fato, o presidente Lula tem batido numa tecla que todos os países em desenvolvimento estão de acordo. 

Repórter: Ainda sobre hospedagem, foi divulgado pela Presidência que já está disponível a plataforma cop30.bnetwork.com, para reserva de acomodação. São mais de 2.700 opções incluindo apartamentos e casas em condomínios por temporada, além de residências privadas disponíveis exclusivamente durante a COP30. Além disso, a COP30 também oferecerá dois navios cruzeiros que vão estar atracados no Porto de Outeiro, com cerca de 3.900 cabines.