Anielle Franco promove cooperação bilateral em Portugal pela igualdade
A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, iniciou sua agenda oficial em Portugal na terça-feira, 25 de junho, com a missão de fortalecer a cooperação entre Brasil e a República Portuguesa e para a assinatura de um memorando de entendimento com o observatório do racismo e da xenofobia.
26/06/2024
|
17:46
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

EM PORTUGAL, MINISTRA ANIELLE FRANCO FORTALECE COOPERAÇÃO BILATERAL PARA IGUALDADE RACIAL E COMBATE À INTOLERÂNCIA

OFF: A MINISTRA DA IGUALDADE RACIAL, ANIELLE FRANCO, INICIOU SUA AGENDA OFICIAL EM PORTUGAL NA TERÇA-FEIRA, 25 DE JUNHO, COM A MISSÃO DE FORTALECER A COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL E A REPÚBLICA PORTUGUESA E PARA A ASSINATURA DE UM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO COM O OBSERVATÓRIO DO RACISMO E DA XENOFOBIA.

OFF: NO PRIMEIRO COMPROMISSO OFICIAL, ANIELLE FRANCO FOI RECEBIDA PELO EMBAIXADOR DO BRASIL, RAIMUNDO CARNEIRO, PARA APRESENTAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DESENVOLVIDAS PELO MINISTÉRIO DA IGUALDADE RACIAL NO BRASIL E ELABORAR MEDIDAS PARA ACABAR COM OS CASOS DE RACISMO E XENOFOBIA ENFRENTADOS POR BRASILEIRAS E BRASILEIROS RESIDENTES NO PAÍS EUROPEU.

SONORA - MINISTRA: A PAUTA DA REPARAÇÃO TEM GANHO UMA FORÇA MUITO GRANDE NO BRASIL, TANTO REPARAÇÃO QUANTO MEMÓRIA. A GENTE TEM ANOS E ANOS DE NEGAÇÃO DA HISTÓRIA E DA MEMÓRIA DA POPULAÇÃO NEGRA. A REPARAÇÃO ESTÁ EM CURSO, MAS A MAIOR REPARAÇÃO QUE A GENTE PODE FAZER É QUE AS PESSOAS NEGRAS SEJAM TRATADAS COM DIGNIDADE.

OFF: A MISSÃO INSTITUCIONAL TAMBÉM INCLUIU UMA AGENDA BILATERAL COM A MINISTRA DA JUVENTUDE E MODERNIZAÇÃO DE PORTUGAL, MARGARIDA BALSEIRO LOPES, COM O PROPÓSITO DE APRESENTAR E DISCUTIR OS EIXOS DE ATUAÇÃO POLÍTICA DO PLANO JUVENTUDE NEGRA VIVA, VISANDO ESTABELECER CONEXÕES COM O PROGRAMA “TENS FUTURO EM PORTUGAL”, LANÇADO RECENTEMENTE COM FOCO NA JUVENTUDE PORTUGUESA.// NO ÚLTIMO DIA DE AGENDA, A MINISTRA ASSINOU UM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO COM A UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, PARA TROCA DE CONHECIMENTOS E BOAS PRÁTICAS ENTRE OS DOIS PAÍSES. PARA A MINISTRA ANIELLE, UM DOS PRINCIPAIS FOCOS É A PRODUÇÃO DE DADOS SOBRE RACISMO.

SONORA: EU ACHO QUE A CONCRETUDE DISSO É A GENTE EXPORTAR AS BOAS PRÁTICAS, A GENTE CONSEGUIR DEMONSTRAR O QUE ACONTECE QUANDO A GENTE TEM DADOS.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE: WWW.GOV.BR/IGUALDADERACIAL DE BRASÍLIA,