Benefício médio do Bolsa Família atinge R$ 686,10 em fevereiro
O pagamento do Bolsa Família teve início nesta sexta feira, com o valor médio de seiscentos e oitenta e seis reais e dez centavos, para mais de vinte e um milhões de residências, em todo o país.
16/02/2024
|
15:53
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O pagamento do Bolsa Família teve início nesta sexta feira, com o valor médio de seiscentos e oitenta e seis reais e dez centavos, para mais de vinte e um milhões de residências, em todo o país.

Em fevereiro, o valor investido pelo governo é de quatorze bilhões e quatrocentos e cinquenta milhões de reais.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, reforça o empenho do governo brasileiro para cuidar dos mais vulneráveis.

“Dinheiro na conta. Começou o pagamento do Bolsa Família. Aqui o recurso chega ás famílias e à medida que melhoramos a atualização do Cadastro, é mais eficiência chegando a quem precisa. Mas não é só transferência de dinheiro, é também um compromisso com educação e saúde para que a gente possa interromper histórias de pobreza. ”

O valor investido pelo Governo Federal inclui os benefícios Primeira Infância, de cento e cinquenta reais por criança de zero a seis anos, além do adicional de cinquenta reais para crianças e adolescentes de sete a 18 anos incompletos, gestantes e nutrizes.

São mais de dois bilhões de reais transferidos apenas para os benefícios adicionais, a este público que chega a ultrapassar 25 milhões de pessoas.

A secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino, explica as novidades do Programa.

“O programa voltou a olhar para as famílias, para os núcleos familiares. Agora, não é mais só um valor para tanto fazia uma única pessoa, um único cadastro, como uma família de dez pessoas que recebiam a mesma coisa. Tudo envolve, se tem criança, se tem adolescente, se tem gestante, se tem criança de 0 a 6 meses. Então o programa está muito mais protegendo a família brasileira contra a pobreza. ”

Do total de pessoas que recebem o Bolsa Família em fevereiro, mais de trinta e dois milhões são do sexo feminino, representando cinquenta e oito por cento do total. O percentual é ainda mais relevante ao se considerar as responsáveis familiares: 83,3% são mulheres. O programa tem ainda mais de quarenta milhões de pessoas beneficiárias de cor preta ou parda.

Saiba mais em gov.br/mds

De Brasília, Cecília Azevedo