A nove meses da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas no Brasil, a COP30, uma comitiva de ministros liderada pelo presidente Lula foi a Belém para acompanhar o andamento das obras.
A capital paraense receberá, em novembro, representantes de mais de 190 países. Adaptação às mudanças do clima e maneiras de financiamento estão entre os principais temas da COP30.
Os investimentos do Governo Federal são de cerca de 4,8 bilhões de reais, para este, que será o primeiro grande evento das Nações Unidas na região amazônica.
Após visitar o local onde ocorrerá o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva valorizou as melhorias permanentes na infraestrutura da região:
(Sonora presidente Lula) “A quantidade de canais, a quantidade de drenagem, a quantidade de saneamento básico, a quantidade de instalações novas, é uma coisa que vai ficar para o povo do Pará. Eu saio daqui com a certeza que a gente vai fazer a melhor COP já realizada na história de todas as COPs”
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a magnitude de recursos destinados ao estado:
(Sonora ministro Rui Costa) “Isso aqui representa uma pequena amostra do maior investimento da história do Pará, que nunca antes recebeu um volume de investimentos dessa envergadura. Aqui o que está sendo feito é um conjunto de obras estruturantes que vão redefinir, fortalecer definitivamente a estrutura socioeconômica, empresarial, de turismo do estado do Pará e da cidade de Belém”