O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu alerta de baixa umidade com grau de severidade classificado como de grande perigo para áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, ao longo de toda esta quinta-feira (10), podendo se estender por mais tempo.
A previsão é de que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 12% no Centro-Sul, Sudoeste, Norte, Sudeste mato-grossense; no Leste, Centro Norte e Pantanal sul-mato-grossense; e no Sul Goiano.
Segundo o Inmet, nessas condições, há grande risco de ocorrência de incêndios florestais e à saúde, com a ocorrência de doenças pulmonares e dores de cabeça.
Por isso, o instituto recomenda que se beba mais água e que sejam evitadas atividades físicas e exposição ao sol, principalmente nas horas mais quentes do dia.
Também é melhor evitar bebidas diuréticas como café e álcool, deve-se umidificar o ambiente e hidratar bastante a pele.
*******
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Rio de Janeiro, onde visita, nesta quinta-feira (10), as obras do Impa, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, na região do Porto Maravilha.
É o Impa Tech, estrutura que está sendo construída pela Prefeitura do Rio em um galpão de 10 mil metros quadrados e que vai abrigar um hub de tecnologia para startups e grandes empresas do setor, além do próprio Impa Tech.
Os cursos da instituição terão ênfase em matemática, ciência da computação, ciência de dados e física. E as vagas serão para alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia vão ser responsáveis pelo custeio da faculdade.
*******
O governo brasileiro acompanha com preocupação os incêndios florestais que atingem a ilha de Maui, no estado norte-americano do Havaí.
Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o Brasil manifestou pesar pelos mais de 30 mortos registrados pelas autoridades.
E expressou solidariedade ao povo e ao governo dos Estados Unidos, às famílias afetadas e aos profissionais envolvidos no combate aos incêndios.
Segundo o ministério, não há registro de vítimas brasileiras. Casos de urgências podem ser atendidos pelo Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília