O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, durante entrevista na Bahia, nesta quarta-feira (2), que o governo federal vai realizar uma grande ação no próximo sábado (5) voltada a reduzir filas de espera por cirurgias realizadas pelo SUS.
A iniciativa, chamada “Agora Tem Especialistas”, deve somar mais de 7 mil atendimentos em apenas um dia — com previsão de mil cirurgias, 1.200 consultas especializadas e 5.500 exames. A ação, que acontece em todas as regiões do Brasil, é parte de um esforço do governo federal para diminuir a espera por atendimentos, que se agravou com a pandemia.
Lula disse que a proposta é garantir que exames, consultas e procedimentos sejam realizados com mais rapidez — e que o cidadão tenha acesso ao que precisa sem esperar meses.
Em sua fala, o presidente lembrou outro programa ligado à saúde: o Farmácia Popular, que agora oferece 100% dos medicamentos e insumos gratuitamente — são 41 itens para doenças como hipertensão, diabetes, asma, Parkinson e colesterol, além de fraldas geriátricas e absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade.
E para garantir que tudo chegue de fato a quem precisa, o Ministério da Saúde também iniciou uma operação nacional de fiscalização em farmácias credenciadas. Técnicos irão visitar 100 unidades em 58 cidades de 21 estados.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo