A Secretaria de Comunicação Social do governo federal, informou que a movimentação nos aeroportos brasileiros atingiu 73,4 milhões de passageiros entre janeiro e julho de 2025, segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos, com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O número representa alta de 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
No mercado interno, 57 milhões de pessoas viajaram de avião, crescimento de 8,2%. Já nos voos internacionais, o aumento foi de 15%, com 16,4 milhões de passageiros. Também houve expansão de 3,6% no número total de voos, que somaram 554 mil no período.
Julho se destacou como o melhor mês da história da aviação no Brasil, com 11,6 milhões de passageiros. Foi a primeira vez que os voos domésticos ultrapassaram 9 milhões em um único mês, superando o recorde de 2015. Nos voos internacionais, também houve marca inédita, com 2,6 milhões de viajantes.
De acordo com o Ministério, se a tendência se mantiver, o Brasil deve encerrar 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros, e assim superar os 118 milhões registrados em 2024 e confirmar a expansão do setor aéreo nacional.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.