Aliança Global de Combate à Fome estreia com 148 membros, incluindo 82 países
Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Brasil lidera força-tarefa com objetivo de acelerar o combate à fome e à pobreza extrema até 2030.
18/11/2024
|
19:21
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza foi lançada nesta segunda-feira (18) durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. A Aliança nasce com 148 membros, incluindo 82 países, a União Africana, a União Europeia, organizações internacionais, bancos de desenvolvimento e entidades filantrópicas. O objetivo é acelerar o combate à fome e à pobreza extrema até 2030, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Aliança prioriza ações como programas de transferência de renda e refeições escolares, e busca alcançar populações vulneráveis em países de baixa e média renda. Entre os compromissos já firmados está a meta de beneficiar quinhentos milhões de pessoas com políticas inclusivas e baseadas em evidências.

O Brasil liderou a criação da iniciativa, com apoio de parceiros globais. A adesão segue aberta e, de acordo com o governo, compromissos podem ser atualizados de acordo com as necessidades. A estrutura operacional deve estar completa até 2025.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefânia Lima.