Hortaliças como alface, batata, cebola e cenoura apresentaram um movimento de queda de preços ao longo do mês de outubro, na maior parte das centrais de abastecimento pesquisadas pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento. Já o tomate teve alta nos preços na média ponderada.
As informações constam no 11º Boletim do Prohort, Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro, divulgado nesta sexta-feira (22) pela estatal.
Este é o segundo mês consecutivo em que os preços da alface variam de forma diferente nas Ceasas analisadas, sendo que a média ponderada diminuiu em 1,02%, em comparação com a média de setembro. Já o preço da batata vem caindo há quatro meses, desde julho, porém ainda é superior ao de outubro de 2023.
Para a cebola, os preços apresentaram novamente queda significativa. A média ponderada caiu 25,22%, um dos menores patamares dos últimos anos. A oferta abundante fez com que os preços caíssem em todas as Ceasas analisadas. Também houve uma nova queda do preço da cenoura em outubro. Desta vez, a média ponderada caiu 5,17%, em relação à média de setembro.
Na contramão das demais hortaliças, o tomate apresentou uma alta de 17,27% em relação ao mês anterior.
Quanto às frutas, em outubro, o movimento preponderante de preços da banana, do mamão e da melancia foi de queda.
Para a laranja, foi observada mais uma alta nos preços junto à queda da comercialização na maior parte das Ceasas.
As análises completas do boletim estão disponíveis em conab.gov.br/
Da agência Rádio Gov em Brasília.