Brasil bate recorde e colhe mais de 345 milhões de toneladas de grãos
Produção histórica é puxada por milho e soja, com aumento de quase 50 milhões de toneladas em relação à safra anterior.
14/08/2025
|
14:11
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Brasil deve colher mais de 345 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab. O resultado supera em 47,7 milhões de toneladas a produção do ciclo anterior e é o maior volume já registrado no país. O crescimento vem do aumento da área plantada e da recuperação da produtividade das lavouras.

De acordo a Conab, o milho e a soja são os destaques, com colheitas recordes de 137 e 170 milhões de toneladas, respectivamente. O arroz também cresce e deve chegar a 12,3 milhões de toneladas, impulsionado pelo Rio Grande do Sul. O algodão registra produção histórica de quase 4 milhões de toneladas, enquanto o feijão tem queda de 3,5% e o trigo mantém volume estável, mesmo com área menor.

No mercado, a Conab projeta exportações de milho em 40 milhões de toneladas e consumo interno acima de 90 milhões. A produção recorde deve garantir estoques de passagem de mais de 10 milhões de toneladas, o que fortalece a segurança alimentar e a presença brasileira no comércio internacional.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade