Brasil completa duas semanas sem novos casos de sarampo
Ministério da Saúde conduz ação de bloqueio em Tocantins e regiões de fronteira. Mais de 13,6 milhões de doses de vacinas foram distribuídas para reforçar a proteção.
21/08/2025
|
10:23
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Brasil completou duas semanas sem registrar novos casos de sarampo. A boa notícia é resultado de ações de bloqueio do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, principalmente em Tocantins e nas regiões de fronteira.

Em Campos Lindos, município tocantinense que teve o maior número de casos neste ano, a última confirmação foi no dia 6 de agosto. Desde então, equipes de saúde intensificaram a vacinação e conseguiram frear a transmissão.

Segundo o governo federal, isso significa mais segurança para a população: quem está com a vacinação em dia tem proteção garantida contra a doença. Até agora, mais de 13,6 milhões de doses já foram distribuídas em todo o país.

A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde para pessoas de 6 meses a 59 anos. Crianças de 6 a 11 meses também recebem a chamada “dose zero”, como medida extra de proteção em áreas de maior risco.

O recado do Ministério da Saúde é simples: manter a carteira de vacinação em dia protege não só cada cidadão, mas também ajuda a manter o Brasil livre do sarampo, título que o país voltou a receber da Organização Mundial da Saúde em 2024.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade