O Brasil assinou um segundo acordo de acolhida humanitária para receber 224 afegãos em situação de vulnerabilidade por meio de patrocínio comunitário. A parceria foi firmada entre o Ministério da Justiça e organizações da sociedade civil. Vão ser oferecidos serviços básicos e apoio à adaptação dos refugiados. Com esse novo acordo, o país passa a receber um total de 724 afegãos.
O primeiro acordo, assinado em fevereiro, prevê a chegada de 500 refugiados a partir de abril. Segundo o governo federal, o modelo de patrocínio comunitário permite que organizações da sociedade civil captem recursos privados para viabilizar a acolhida sem transferência de verbas públicas.
Essa nova parceria vai oferecer um programa de acolhimento de 12 meses, com suporte antes da viagem, hospedagem em abrigos e apoio socioeconômico, como cursos de português, capacitação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho. Os beneficiários também vão ser orientados sobre o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e ao Bolsa Família.
Conforme informações do Ministério da Justiça, o edital para novas organizações interessadas no programa segue aberto, com oito entidades já em fase avançada de análise para participação. Acesse mais informações em gov.br/mj
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo