O Ministério da Agricultura e Pecuária realizou missão oficial no Japão entre 11 e 15 de agosto para ampliar o comércio e promover o agronegócio brasileiro. A delegação participou de reuniões com autoridades do Ministério da Agricultura japonês e com representantes de grandes empresas do setor.
O Japão é hoje o sétimo maior importador de produtos agropecuários do Brasil, tendo adquirido em 2024 mais de 3,3 bilhões de dólares em carnes, café, cereais e farinhas. Durante os encontros, foram discutidas novas oportunidades de exportação de grãos, soja e proteínas animais, além da ampliação do comércio bilateral.
Em Osaka, a comitiva visitou a Expo 2025, um dos maiores eventos globais de inovação, que deve atrair até 36 milhões de visitantes. No Pavilhão Brasil, foram realizados seminários sobre segurança alimentar, proteínas animais e estabilidade no fornecimento de grãos, para reforçar a imagem do Brasil como parceiro estratégico na produção sustentável de alimentos.
De acordo com a Agricultura, a expectativa é que o diálogo estabelecido consolide o país como fornecedor confiável para o Japão, e diversifique exportações.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.