Brasil registra 194,3 mil novos migrantes em 2024
Reuniões familiares, estudo, trabalho e investimento estão entre os motivos que levaram pessoas de outras nacionalidades a solicitar abrigo no Brasil. Pedidos para cumprir missão religiosa, fixar residência em fronteiras e receber ajuda humanitária também são considerados no levantamento.
10/02/2025
|
11:00
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Mais de 194 mil migrantes foram registrados no Brasil, em 2024. Os venezuelanos lideraram a lista de abrigados com um número superior a 94 mil pessoas. Outros Estados da América do Sul também se destacaram com pedidos de acolhimento em território brasileiro e, juntos, representaram mais de 51 mil registros no ano passado.

Esses dados estão na 8ª edição do Boletim da Migração, divulgado pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Reuniões familiares, estudo, trabalho e investimento estão entre os motivos que levaram pessoas de outras nacionalidades a solicitar abrigo no Brasil. Os pedidos para cumprir missão religiosa, fixar residência em fronteiras e receber ajuda humanitária também são considerados no levantamento.

O boletim também apresenta um panorama das comunidades brasileiras no exterior, baseado em dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Até 2023, aproximadamente 5 milhões de brasileiros viviam fora do país.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé