A coleta de dados do Censo da Educação Superior 2024 começou nesta segunda-feira, 3 de fevereiro. A declaração deve ser feita, por meio do Sistema Censup, no site censosuperior.inep.gov.br, por todas as instituições federais, estaduais, municipais, privadas, comunitárias ou especiais que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. A coleta dos dados termina no dia 18 de junho e a divulgação dos resultados finais da pesquisa, prevista para 3 de setembro de 2025.
Do início da coleta até a divulgação dos resultados finais vão ser realizados a conferência, os ajustes e o envio das justificativas dos relatórios de consistência, além da verificação dos dados declarados pelas instituições. O censo conta, ainda, com um período de ajustes dos dados, com base nas orientações feitas pelo Inep, antes do fechamento da pesquisa.
Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de nível superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes.
Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição.
Da agência Rádio Gov, em Brasília, Thayssa Victória.