O Governo Federal abriu uma consulta pública sobre o combate ao racismo nas plataformas digitais. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial. A consulta fica disponível até 15 de outubro na plataforma Brasil Participativo.
Podem participar cidadãos, especialistas, pesquisadores, organizações da sociedade civil e representantes das próprias plataformas digitais. Qualquer pessoa com conta GOV.BR pode enviar até dez propostas, apoiar ou comentar sugestões já publicadas.
O objetivo da consulta é reunir dados, estudos de casos, evidências, diagnósticos e sugestões para combater o racismo nas redes sociais, aplicativos de mensagens e de relacionamento, buscadores e outras ferramentas digitais. As contribuições vão subsidiar a criação de um documento com diretrizes para políticas públicas e ações de promoção da igualdade racial no ambiente digital.
Segundo o Governo, o racismo estrutural também se manifesta online, agravado por falhas de moderação e pela ausência de mecanismos eficazes de denúncia.
Para saber mais sobre a consulta, e o passo a passo para participar, acesse brasilparticipativo.presidencia.gov.br.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.