O governo federal informou que mais de 300 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já buscaram atendimento nas agências dos Correios, para verificar se foram vítimas de descontos indevidos, feitos por entidades associativas. A iniciativa começou na última sexta-feira, 30 de maio, voltada especialmente para quem tem dificuldade com o uso de internet e prefere atendimento presencial.
Nas agências, os beneficiários podem consultar se houve desconto, contestar cobranças não autorizadas, confirmar débitos legítimos e acompanhar o andamento das solicitações. As entidades contestadas têm até 15 dias úteis para responder. Até agora, 41 associações estão sendo investigadas. Em canais digitais como o aplicativo Meu INSS e o telefone 135, já são quase 2,5 milhões de pedidos de devolução registrados, embora apenas 60 mil tenham sido confirmados como válidos.
Segundo o Governo, o atendimento é realizado por profissionais treinados, com protocolos rígidos de segurança e respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O INSS alerta que nenhum funcionário está autorizado a oferecer o serviço de forma domiciliar. O atendimento oficial ocorre apenas pelos canais do INSS e agora também nas agências dos Correios.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.