Embalagens do autoteste para HIV são atualizadas
Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a utilização do autoteste para ampliação do diagnóstico da infecção pelo HIV, mas o resultado isolado não pode ser utilizado para o diagnóstico definitivo e sim como triagem
17/01/2025
|
10:41
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Saúde atualizou a embalagem do autoteste para HIVNos próximos meses, os serviços de saúde receberão os insumos com a nova caixa. O autoteste é fácil de utilizar, e funciona da mesma forma que os testes rápidos utilizados em serviços de saúde, mas é feito pela própria pessoa no local em que se sentir segura, no momento que preferir, sozinha ou com alguém em quem confia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a utilização do autoteste para ampliação do diagnóstico da infecção pelo HIV, mas o resultado isolado não pode ser utilizado para o diagnóstico definitivo e sim como triagem.

Caso o resultado seja reagente, ou seja, positivo, é necessário procurar um serviço de saúde para confirmar o diagnóstico. Se confirmada a infecção pelo HIV, o(a) profissional de saúde realizará os encaminhamentos necessários para o início imediato do tratamento com objetivo de evitar a progressão da infecção e auxiliar na qualidade de vida.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin