Emprego formal cresce em maio, aponta Novo Caged
Brasil alcançou um recorde de mais de 48 milhões de vínculos formais ativos; segundo o levantamento, todos os grandes setores da economia tiveram saldo positivo no mês, com destaque para o setor de Serviços.
30/06/2025
|
17:08
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O mercado de trabalho formal brasileiro fechou o mês de maio com saldo positivo de quase 149 mil novas vagas com carteira assinada. No mês, o Brasil alcançou um recorde de mais de 48 milhões de vínculos formais ativos. Os dados são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados, o Novo Caged, divulgados segunda-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O levantamento também aponta que todos os grandes setores da economia tiveram saldo positivo no mês. O destaque ficou para o setor de Serviços, com mais de 70 mil vagas geradas. Em seguida vieram o Comércio, a Indústria, a Agropecuária e a Construção.

Entre os estados, São Paulo liderou a geração de empregos em maio, com mais de 33 mil novos postos, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. O estado do Rio Grande do Sul foi o único com saldo negativo de postos de trabalho no mês.

Dos grupos populacionais, o maior saldo positivo ficou entre as mulheres e jovens de 18 a 24 anos. Também se destacaram pessoas com nível médio de escolaridade e pessoas pardas.

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o Brasil criou mais de 1 milhão e 51 mil empregos formais. Em 12 meses, o saldo supera 1 milhão e 628 mil vagas.

Os dados completos do Novo Caged você encontra em gov.br/trabalho.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.