As farmácias e drogarias credenciadas no Programa Farmácia Popular do Brasil têm até a próxima quinta-feira (31) para realizar a renovação obrigatória de credenciamento.
A renovação é obrigatória para continuar oferecendo os medicamentos e insumos de forma gratuita à população. O processo é feito de forma online, por meio do sistema da Caixa Econômica Federal, e não há cobrança de taxa.
O objetivo do governo federal é manter a rede regularizada e fortalecer o controle e a transparência do programa. Farmácias que não atualizarem os dados podem ficar de fora da iniciativa.
Hoje, o Farmácia Popular garante 41 itens gratuitos, entre remédios para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose e colesterol alto, além de contraceptivos, fraldas geriátricas e absorventes higiênicos.
De acordo com o Ministério da Saúde, a iniciativa garante mais acesso a tratamentos essenciais, especialmente para quem está em situação de vulnerabilidade. O programa é uma extensão do SUS e ajuda a resolver filas em postos de saúde e hospitais.
Se você é proprietário de farmácia credenciada, não perca o prazo. Acesse gov.br/saude e siga as orientações para garantir a continuidade no programa.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo