Nos últimos 10 anos, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) beneficiou mais de 1 milhão de estudantes com recursos financeiros para cursos de graduação em instituições privadas - um investimento de R$ 119 bilhões.
Em 2024, o programa ganhou uma nova versão: o Fies Social, que assegura oportunidades de acesso ao ensino superior para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.
Dentre os benefícios está a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais para os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Além disso, o programa reserva vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. No primeiro semestre do ano passado, mais de 39 mil estudantes migraram do Fies para o Fies Social.
Para 2025, vão ser ofertadas mais de 112 mil novas vagas, que devem ser distribuídas em dois processos seletivos - um no primeiro semestre do ano, outro no segundo.
O Ministério da Educação informa que o processo de inscrição foi aprimorado, e vai permitir que os candidatos escolham até três opções de curso ou região.
Mais informações pelo gov.br/mec
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo