Funai finaliza fixação de placas para proteção da Terra Indígena Alto Rio Guamá
Região de 280 mil hectares, localizada no nordeste paraense, tem sido alvo constante de invasões, especialmente para a extração ilegal de açaí, caça e pesca. Fiscalização também foi intensificada.
02/12/2024
|
13:16
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Funai, Fundação Nacional dos Povos Indígenas, finalizou a fixação de 87 placas de identificação nas regiões estratégicas da terra indígena Alto Rio Guamá, localizada no nordeste paraense, nos municípios de Santa Luzia do Pará, Nova Esperança do Piriá e Paragominas.

A iniciativa, segundo o órgão, representa a conclusão de uma etapa crucial para garantir a proteção da região, com 280 mil hectares, que tem sido alvo constante de invasões, especialmente para a extração ilegal de açaí, caça e pesca.

Devido às dificuldades de acesso, em áreas de vegetação densa e ramais intransitáveis, a operação contou com o auxílio de tratores e com a ajuda dos próprios indígenas.

A Funai também destacou a atuação contínua de servidores, prestadores de serviço e agentes da Força Nacional de Segurança para evitar novas invasões.

Da Agência Rádio Gov em Brasília.