Governo anuncia medidas humanizadas para acolhimento de brasileiros repatriados dos EUA
Nota conjunta detalha estrutura de assistência nos aeroportos e reforça compromisso com retorno digno dos cidadãos.
06/02/2025
|
12:58
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Em nota conjunta, os ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Defesa anunciaram novas medidas para garantir um acolhimento humanizado aos brasileiros repatriados dos Estados Unidos. O próximo voo está previsto para essa sexta-feira, dia 7. O governo federal detalhou a estrutura montada para oferecer suporte imediato aos cidadãos que retornam ao País em situação de vulnerabilidade.

A operação vai contar com um trajeto otimizado, reduzindo o tempo de viagem, e um esquema especial de acolhimento nos aeroportos de Fortaleza e Belo Horizonte, onde equipes especializadas vão prestar assistência desde o desembarque.

Em Fortaleza, o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante vai oferecer suporte multidisciplinar para facilitar os procedimentos migratórios e sociais. Já em Belo Horizonte, um posto de acolhimento vai garantir acesso gratuito à internet, carregadores de celular e orientações sobre serviços de saúde, assistência social e trabalho.

A nota destaca ainda que um diplomata brasileiro vai acompanhar o embarque dos repatriados nos Estados Unidos. Além disso, um grupo de trabalho vai monitorar a operação em tempo real, avaliando ajustes para os próximos voos.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé