Governo lança formulário para agilizar combate à violência doméstica
Fonar integrará dados e ajudará agentes de segurança a responderem mais rapidamente a casos de risco para mulheres. Bahia é o primeiro estado a aderir à iniciativa.
27/03/2025
|
09:59
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apresentou, nessa quarta-feira (26), o Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar), uma ferramenta que padroniza o registro de informações sobre violência doméstica. O objetivo é permitir que policiais, juízes e servidores da Justiça tenham acesso rápido a dados essenciais para conceder medidas protetivas com maior agilidade.

O lançamento ocorreu durante a 3ª Jornada Nacional de Integração de Dados, em Brasília. A Bahia foi o primeiro estado a assinar um protocolo de intenções para implementar o Fonar.

Durante o evento, também foi apresentado o 9º Diagnóstico Estatístico das Unidades Especializadas de Atendimento às Mulheres (Deams). O relatório mostrou que, no ano de 2023, mais de 565 mil ocorrências foram registradas nessas unidades, incluindo 173 mil ameaças e 106 mil casos de lesão corporal. Apenas 19% das delegacias especializadas funcionavam 24 horas, apesar de a lei prever atendimento ininterrupto.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade