O Governo Federal autorizou a contratação de brigadas temporárias para combater e prevenir incêndios florestais em diversas regiões do país. A medida foi oficializada com a publicação da Portaria nº 60 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Diário Oficial da União.
Agora, é possível que o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, o Prevfogo, contrate brigadistas, chefes de brigada e chefes de esquadrão. Eles vão atuar em dezenas de municípios de 17 estados, como: Acre, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais e São Paulo.
O documento prevê a formação de brigadas federais de manejo integrado do fogo com a possibilidade de permanência por até três anos. Também foram autorizadas contratações de profissionais para ações de prevenção, monitoramento e apoio logístico, entre eles agentes federais de informação, brigadistas de queima controlada e supervisores estaduais.
O governo informa que o objetivo é evitar tragédias, como as queimadas do ano passado, e reforçar a presença do poder público em áreas de risco ambiental. O Prevfogo vai ficar responsável por todo o processo de seleção e gerenciamento das equipes.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.