O Governo Federal está mobilizando mais de 61 mil escolas de todo o país para a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A ação conjunta dos ministérios da Educação, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia busca envolver estudantes do 6º ao 9º ano na discussão sobre mudanças climáticas, equidade e justiça ambiental.
A etapa atual, chamada Conferência nas Escolas, segue até 16 de maio e convida alunos, professores e comunidades escolares a criar projetos que enfrentem a crise climática nos territórios onde vivem. A expectativa é envolver cerca de 9 milhões de estudantes e mais de 775 mil professores.
As melhores propostas avançam para as etapas municipais, regionais e estaduais, até chegar à Conferência Nacional, prevista para setembro, em Brasília. A iniciativa faz parte da preparação do Brasil para a COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que será realizada em novembro, em Belém do Pará.
O objetivo é tornar crianças e jovens protagonistas da transformação socioambiental e fortalecer a resposta da sociedade aos eventos climáticos extremos, como secas, enchentes e incêndios.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho