O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta quarta-feira (16), situação de emergência em 46 cidades brasileiras atingidas por desastres naturais. Estão na lista municípios de 10 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
As ocorrências envolvem diferentes tipos de fenômenos climáticos. No Sul e no Norte do país, cidades como Jari, Bagé, Itacoatiara e Carauari foram atingidas por fortes chuvas e inundações. Já em Minas Gerais e Santa Catarina, houve registro de deslizamentos e queda de granizo. No Paraná, geadas afetaram a produção agrícola. E, no Nordeste, a estiagem e a seca castigam municípios da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras podem solicitar recursos do Governo para ações de defesa civil, como a compra de alimentos, água, kits de higiene e limpeza, além de apoio logístico e humanitário às populações afetadas.
Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Técnicos da Defesa Civil Nacional avaliam os planos de trabalho e, com a aprovação, o repasse é autorizado por portaria publicada no Diário Oficial da União.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.