IRPF: 46% das declarações entregues foram pré-preenchidas via GOV.BR
Entre os dias 17 de março e 24 de abril, mais de 15 milhões de pessoas já enviaram a declaração. Desses, 6,9 milhões usaram a opção automática.
26/04/2025
|
11:11
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Quase metade das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física enviadas à Receita Federal, foram entregues através do modelo pré-preenchido da plataforma GOV.BR. Entre os dias 17 de março e 24 de abril, mais de 15 milhões de pessoas já enviaram a declaração. Dessas, 46% usaram a opção automática.
A modalidade facilita a vida do contribuinte e aumenta a segurança dos dados, segundo informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Além da praticidade, quem opta pela declaração pré-preenchida e recebe via PIX pode ganhar prioridade na restituição, depois dos grupos previstos em lei.
O crescimento, de acordo com a pasta, é contínuo: em 2022, apenas 7% usavam a declaração pré-preenchida. Em 2024, esse número saltou para 41%. A Receita Federal estima que, até o fim do prazo, no dia 30 de maio, mais de 26 milhões de pessoas devem usar essa ferramenta.
Para ter acesso ao modelo de declaração com preenchimento automático, é preciso ter uma conta GOV.BR de nível Prata ou Ouro. O governo recomenda ativar a verificação em duas etapas para garantir ainda mais segurança.

Com supervisão de Claudimário Carvalho, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.