O Ligue 180, principal canal do governo federal para mulheres em situação de violência, recebeu aproximadamente 750,7 mil chamados em 2024, média de mais de 2 mil atendimentos por dia, contabilizando telefonia, WhatsApp, e-mail e outros tipos de canais de atendimento.
O número de ligações cresceu quase 22% em relação a 2023, chegando a 691,5 mil registros. Já o atendimento pelo WhatsApp teve aumento superior a 63%, totalizando quase 15 mil ocorrências.
Coordenado pelo Ministério das Mulheres, o serviço oferece orientação sobre direitos e serviços da Rede de Atendimento à Mulher. Além disso, recebe e encaminha denúncias aos órgãos competentes. Os casos mais frequentes envolvem violência psicológica, física e patrimonial.
Desde agosto, o canal opera com uma nova central de atendimento e firmou parcerias com estados para melhorar o fluxo de encaminhamento das denúncias. O Ligue 180 é gratuito e funciona 24 horas por dia. O serviço também está disponível pelo número de WhatsApp (61) 9610-0180 e pelo e-mail central180@mulheres.gov.br.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé