Lula anuncia R$ 514,4 mi em crédito extraordinário para combate a queimadas e à seca
Recursos, previstos em Medida Provisória, serão direcionados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para fortalecer as ações de enfrentamento aos incêndios e o monitoramento das queimadas; anúncio foi feito na última terça-feira (17).
18/09/2024
|
09:23
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nessa terça-feira, (17), com representantes dos Três Poderes para discutir medidas coordenadas de enfrentamento à grave emergência climática do país, agravada por incêndios. Na ocasião, o Governo Federal anunciou uma Medida Provisória, a ser assinada por Lula, com o objetivo de abrir R$ 514,4 milhões em crédito extraordinário para combate a queimadas e à seca na Amazônia.


Os recursos da MP serão direcionados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para o fortalecimento das ações de enfrentamento aos incêndios, em especial no monitoramento das queimadas.


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) poderão adquirir materiais e equipamentos e contratar novos serviços especializados de combate ao fogo, como brigadistas, locação de viaturas e aeronaves.


Já o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Federal, cobrirá despesas com equipe policial para diligências in loco e investigação, com a realização de incursões em campo com mobilidade e dedicação exclusiva, análise de imagens de satélite e perícias que possibilitem identificar a origem dos incêndios.

Também será enviado montante ao Fundo Nacional de Segurança Pública para que a Força Nacional de Segurança Pública possa garantir o envio e a mobilização, durante cem dias, de 180 novos profissionais.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin