O pagamento de 18 milhões de reais vai beneficiar 6.500 trabalhadores formais de municípios gaúchos. Cada trabalhador recebe 2.834 reais, o equivalente a dois salários mínimos.
Os valores se referem à medida emergencial de apoio financeiro do governo federal às empresas gaúchas afetadas pelas enchentes que atingiram o estado no mês de maio.
Os trabalhadores beneficiados nesta quinta-feira (3) pertencem a empresas que tiveram os pedidos de apoio negados por não estarem nas áreas de inundação. Essas empresas recorreram ao Ministério do trabalho e Emprego, que reavaliou caso a caso.
Com esse repasse, o governo federal já destinou quase 285 milhões de reais ao Rio Grande do Sul para trabalhadores formais, aprendizes, estagiários, empregados domésticos e pescadores artesanais.
Além do apoio financeiro para que as empresas mantenham seus funcionários, o Ministério do Trabalho e Emprego adotou outras medidas para trabalhadores no estado, como a concessão de duas parcelas do seguro desemprego, a antecipação do abono salarial dos meses de julho, agosto e setembro, e o saque calamidade, que permitiu ao trabalhador retirar até 6.220 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Só no saque calamidade o total pago chegou a três bilhões e quatrocentos milhões de reais. O governo também suspendeu por 4 meses o recolhimento do FGTS pelas empresas gaúchas, que poderão parcelar o valor devido em até 4 vezes.
Nasi Brum para a Voz do Brasil.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Nasi Brum.