Já estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e Educação Escolar Quilombola.
A iniciativa é uma parceria do Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, entidade vinculada à pasta, e faz parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola.
Podem participar dos cursos professores e gestores que atuam nas escolas de educação básica de todo o país.
As inscrições devem ser feitas nos sites das próprias instituições de ensino superior que ofertarão o curso. A relação das 40 instituições que aderiram ao curso está disponível na página Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil , no site da Capes.
Em quatro instituições, as inscrições já estão abertas: Universidade Federal do Tocantins; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal do Pará; e Universidade Federal de Santa Catarina.
O objetivo do curso é fomentar o letramento racial desses profissionais, contribuir para a formação de professores e gestores, além de promover o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais.
As aulas terão início em março de 2025.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin