O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos, o Prouni, referente ao segundo semestre de 2025. A consulta pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os candidatos pré-selecionados devem comprovar as informações da inscrição até o dia 18 de julho, presencialmente ou de forma online, diretamente com a instituição de ensino.
As universidades devem disponibilizar meios para o envio da documentação, seja por campo eletrônico ou por atendimento presencial nos locais de oferta dos cursos. É obrigatória a emissão de um comprovante de entrega, seja qual for o formato. O prazo final para que as instituições registrem a aprovação ou reprovação dos candidatos no sistema do Prouni é 23 de julho.
Mais de 211 mil bolsas foram ofertadas nesta edição, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, em 887 instituições de ensino superior. Administração foi o curso com mais oportunidades, seguido por direito, pedagogia e educação física. Medicina teve mais de 1.100 bolsas ofertadas.
Criado em 2004, o Prouni completa 20 anos com mais de 3,5 milhões de estudantes beneficiados. Hoje, o programa atende mais de 630 mil alunos, a maioria com bolsa integral. Segundo dados do Censo da Educação Superior, 58% dos bolsistas concluem a graduação, o que mostra o impacto social da iniciativa no ensino superior brasileiro.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.