O Ministério da Educação (MEC) inaugurou a sede definitiva do Campus do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), na região do Juruá (AM). O investimento foi de mais de R$ 16 milhões, sendo quase R$ 11 milhões do MEC.
O campus tem capacidade para atendimento de 1.400 estudantes e vai oferecer cursos técnicos em diversas áreas, como Administração, Agroecologia e Informática. A unidade funcionava em prédios alugados e agora faz parte da política de consolidação dos institutos federais pelo Novo PAC.
Além da inauguração, o MEC também entregou o Centro de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação (CTDI) em Manaus, vinculado ao Projeto Aranouá, fruto de uma parceria público-privada para qualificação profissional.
E para ampliar a oferta de cursos técnicos de nível médio em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), o governo federal também anunciou a expansão de 101 novas unidades dos institutos federais, com a construção em todo o Brasil.
A previsão, segundo o governo, é gerar 141 mil novas vagas de educação profissional e tecnológica quando estiverem concluídas.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo