O Ministério da Educação (MEC) abriu um chamamento público, nesta sexta-feira (29), para empresas interessadas em oferecer descontos a professores de todo o país. O edital faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado para valorizar a carreira docente, segundo o Ministério. De acordo com o edital, podem participar empresas de diversos setores: alimentação, moradia, saúde, transporte, cultura, educação e serviços financeiros. O edital já está disponível no site gov.br/mec.
As instituições que aderirem vão receber o selo “Empresa Parceira dos Professores” e vão ter a marca divulgada no portal do MEC. O desconto mínimo deve ser de 10% sobre o preço de tabela, durante um período de até 12 meses.
Todos os professores em exercício, de qualquer área de atuação, da educação básica ao ensino superior, em escolas públicas ou privadas, vão ter direito ao benefício. Para ter acesso, o professor deverá comprovar a atividade docente, com carteira funcional, contracheque ou a nova Carteira Nacional de Docente no Brasil, que em breve será lançada pelo MEC.
As empresas interessadas têm entre 28 de agosto e 14 de setembro para se inscrever. O resultado preliminar sai em 29 de setembro. A lista final das selecionadas será divulgada em 15 de outubro, no Dia do Professor, no site do MEC.
Com supervisão de Claudimário Carvalho, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.