Mercosul e União Europeia concluem negociações de acordo que duravam 25 anos
Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa em Montevidéu, no Uruguai, onde acontece a 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.
06/12/2024
|
13:00
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Os chefes de estado do Mercosul e a representante da União Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram, nesta sexta-feira (6), a conclusão definitiva das negociações do acordo de parceria entre os dois blocos. As negociações aconteciam há 25 anos.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa em Montevidéu, no Uruguai, onde acontece a 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.

Segundo o governo brasileiro, esse é o maior acordo comercial já concluído pelo Mercosul e uma das maiores áreas de livre comércio bilaterais do mundo. Juntos, os dois blocos reúnem cerca de 718 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto de aproximadamente US$ 22 trilhões de dólares.

De forma inovadora, o acordo abre oportunidades de comércio e investimentos sem comprometer a capacidade para a implementação de políticas públicas em áreas cruciais como saúde, desenvolvimento industrial e inovação.

Além dos ganhos econômico-comerciais esperados, Mercosul e União Europeia compartilham valores e interesses em comum, como a defesa da democracia, a promoção dos direitos humanos, a defesa da paz e o compromisso com a sustentabilidade. O acordo estabelece espaços de diálogo que vão permitir maior coordenação nesses e outros temas.

Não há prazo definido para a assinatura do documento, que vai depender do processo de revisão legal e tradução. Após ser assinado entre as partes, o acordo vai ser submetido aos procedimentos para aprovação interna, que, no caso do Brasil, depende da aprovação pelo Poder Legislativo.

Da Agência Rádio GOV