A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (23) a Operação Dracarys, com o objetivo de combater rede criminosa envolvida em desmatamentos e queimadas ilegais na região sul do estado do Amazonas, abrangendo uma região de difícil acesso, que compreende os municípios de Boca do Acre e Pauini.
Durante as investigações, foram descobertos desmatamentos e queimadas em área que supera 4 mil hectares, resultando em danos ambientais estimados em aproximadamente R$ 138 milhões.
Além disso, a análise das imagens de satélite revelou que as queimadas na região contribuíram para a formação das densas nuvens de fumaça que afetaram a qualidade do ar na Amazônia, especialmente entre os meses de setembro e outubro, causando graves prejuízos à saúde das comunidades e agravando a crise ambiental.
Foram expedidos 10 mandados judiciais, incluindo buscas e apreensões, prisão e cautelares diversas da prisão.
A Justiça Federal também determinou o sequestro de bens móveis e imóveis de todos os investigados.
De acordo com a Polícia, o líder do esquema criminoso, identificado como o principal financiador e articulador das operações ilegais, reside em condomínio de luxo em Campinas/SP. Ele e outros envolvidos estão sendo investigados por crimes como desmatamento, provocação de incêndio, impedimento de regeneração da vegetação, falsidade ideológica e associação criminosa.