PAA celebra 22 anos com mais de 2,3 bilhões de quilos de alimentos entregues
Programa conecta a produção de cerca de 500 mil famílias agricultoras a mais de 47 mil instituições como creches, escolas, cozinhas solidárias, asilos e unidades públicas de saúde e assistência.
11/07/2025
|
09:38
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) completa, neste mês de julho, 22 anos com resultados que marcam a atuação no combate à fome e no fortalecimento da agricultura familiar. Desde 2003, o PAA já distribuiu mais de 2,3 bilhões de quilos de alimentos em todo o país.

O programa conecta a produção de cerca de 500 mil famílias agricultoras a mais de 47 mil instituições como creches, escolas, cozinhas solidárias, asilos e unidades públicas de saúde e assistência. Está presente em aproximadamente 3.500 municípios.

Durante entrevista à Voz do Brasil na quarta-feira, 9 de julho, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou R$ 500 milhões para uma nova chamada do programa. Segundo ele, a demanda de 2025 alcançou R$ 1,9 bilhão, quase o dobro do previsto.

A Conab executa o programa em três modalidades: Compra com Doação Simultânea, Compra Direta e Compra Institucional. A produção vem de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária e pescadores artesanais.

De 2023 a 2024, o PAA contratou mais de 3 mil projetos em 1.320 municípios e adquiriu 130 mil toneladas de alimentos, com 80% por meio de doações simultâneas. Os recursos são do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O programa também promove inclusão. Nos últimos dois anos, 73% dos projetos contaram com a participação de mulheres rurais. Houve ainda presença significativa de comunidades quilombolas, povos indígenas, agroextrativistas e pescadores artesanais.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé