O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram até esta sexta-feira (2) o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2025. O pedido deve ser feito pela Página do Participante, com login no gov.br.
Têm direito à gratuidade alunos da rede pública no terceiro ano do ensino médio, participantes do programa Pé-de-Meia, bolsistas integrais em escolas privadas e pessoas inscritas no CadÚnico com renda familiar dentro dos critérios. Quem faltou à prova em 2024 precisa justificar a ausência.
Vale lembrar que mesmo com a isenção confirmada, todos os candidatos deverão realizar a inscrição no período que vai ser divulgado pelo MEC.
Com a nota do Enem, o estudante pode disputar vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), obter bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota também vale para universidades em Portugal conveniadas com o Inep.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Diego Freitas