Perfil dos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado é divulgado
Ministra Esther Dweck apresentou primeiros dados do CPNU, com destaque para o impacto das cotas e a diversidade regional entre os aprovados.
04/02/2025
|
17:34
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, apresentou, nesta quarta-feira (4), os primeiros dados sobre o perfil dos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Os resultados destacam a diversidade entre os 6640 candidatos selecionados, que vêm de todos os 27 estados brasileiros, abrangendo 908 municípios.

Um dos pontos de destaque é o impacto positivo das políticas de cotas. Pessoas negras corresponderam a 24,5% dos aprovados. Indígenas representam 2,29% dos aprovados. Já as pessoas com deficiência conquistaram 6,79% das vagas.

O levantamento também mostra que 76,8% dos aprovados conseguiram vagas em uma de suas três primeiras opções, sendo que quase metade — 47,9% — foi aprovada na primeira escolha.

A maior parte dos aprovados tem entre 25 e 40 anos, com destaque para a faixa de 30 a 35 anos, que representa 26,6% do total. Em relação ao gênero, 63% dos aprovados são homens e 37% mulheres.

Sem especificar uma data, a ministra afirmou que em breve terá anúncio de um novo CPNU.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.