O Pix e os cartões foram os meios de pagamento mais usados no Brasil em 2024. É o que apontam dados das Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões, disponível no Portal de Dados Abertos do Banco Central. O levantamento não leva em conta o uso do dinheiro em espécie, apenas os dados de saques.
O Pix foi o grande destaque: cresceu 52% no ano passado e respondeu por quase metade de todas as transações eletrônicas feitas no país no último trimestre.
Cartões de crédito também aumentaram 11%, os pré-pagos, quase 20%, e os de débito, 2,5%. No total, pagamentos com cartões cresceram quase 10% em 2024.
Os dados mostram também que o telefone celular foi o canal de acesso mais utilizado para os pagamentos: quase 59 bilhões de operações realizadas em 2024. Em segundo lugar veio o internet banking, com 7,3 bilhões.
Mesmo com o avanço digital, canais presenciais, como agências e postos tradicionais, terminais de autoatendimento, ainda têm força. Eles representaram cerca de 45% do volume total movimentado em 2024.
O cheque segue em queda, mas ainda é usado para valores altos. Mais de 40 milhões de transações por trimestre. O valor médio de cada cheque no fim de 2024 era de R$ 4.500 reais.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.