O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou nesta terça-feira, 3 de dezembro, data em que é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma nova funcionalidade no portal GOV.BR, para ampliar a inclusão digital.
A partir de agora, já é possível pesquisar os mais de 4.300 serviços digitais por meio da ferramenta de busca por voz. A tecnologia foi desenvolvida para facilitar a cidadania digital de pessoas com deficiência que acessam o portal de serviços do governo federal pelo celular ou computador.
Segundo a pasta, a funcionalidade vai simplificar a vida tanto das pessoas com deficiência visual quanto daquelas que possuem alguma dificuldade em digitar.
Para acessar o assistente de voz, basta entrar no Portal Gov.br e clicar na figurinha de microfone no campo de pesquisa "O que você procura?".
Por enquanto, a funcionalidade está disponível para celulares Android e navegadores como o Chrome e Edge. Em breve, a ferramenta também poderá ser utilizada em dispositivos que usam o IOS e no navegador Safari.
Este ano, o ministério lançou também outras funcionalidades para melhorar a experiência do usuário do GOV.BR. Entre elas, estão o uso da câmera traseira do celular e melhorias da plataforma Vlibras, que amplia o acesso a pessoas surdas.
Da Agência Rádio Gov em Brasília