O Brasil bateu um novo recorde na produção de petróleo e gás natural. Em junho, o país alcançou quase 5 milhões de barris de óleo equivalente por dia, com a soma da produção em terra e no mar, nas regiões do pré-sal e pós-sal.
Para o Ministério de Minas e Energia, esse número mostra um crescimento importante para a economia brasileira, ao reforçar a geração de empregos, atrair investimentos e ampliar a arrecadação de impostos, que podem ser revertidos em benefícios para a população.
Só no pré-sal, responsável por quase 80% da produção nacional, também houve recorde: 3,8 milhões de barris por dia. Segundo o governo, isso significa mais eficiência na extração e mais retorno para o país.
O campo de Tupi, na Bacia de Santos, foi o maior produtor do mês. E a maior instalação foi o navio-plataforma Guanabara, com destaque na produção diária de petróleo e gás natural.
Na avaliação do governo, o Brasil se consolida como uma das principais potências energéticas do mundo, ao manter o abastecimento interno e garantir presença no mercado internacional.
Você pode conferir todos os dados no boletim divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, disponível em gov.br/mme.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo