Como parte das ações de enfrentamento à seca severa que atinge o Amazonas, o Ministério da Saúde enviará 54 kits de medicamentos e insumos estratégicos para o estado. Cada kit tem capacidade de atender 1.500 pessoas por até um mês.
Dessa forma, os 54 kits permitirão o atendimento de 81 mil pessoas durante 30 dias nos municípios impactados. Na semana passada, o Ministério da Saúde iniciou a campanha "Se tem fumaça, tem que ter cuidado", com o objetivo de alertar a população e gestores de saúde sobre os riscos que a poluição do ar representa para a saúde pública.
A iniciativa inclui um conjunto de peças de comunicação para TV, internet, mídias externas, além de programação em rádios e anúncios em carros de som, buscando alcançar o máximo de pessoas em áreas críticas. O Serviço Geológico do Brasil divulgou alerta de seca extrema para a bacia do Rio Amazonas.
Em Manaus, o Rio Negro superou a menor cota histórica, chegando a 12 metros e 60 centímetros. O rio vem baixando a uma média de 14 centímetros por dia. O Rio Solimões também tem registrado mínimas históricas em diversos municípios, como Tabatinga, Fonte Boa e Coari.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Ana Gabriella Sales