Pacientes que sofrem de anemia por falta de ferro agora têm outra opção de tratamento. Um novo medicamento, o fármaco ferripolimaltose, acaba de ser incluído na Rede do Sistema Único de Saúde, garantindo que mais pessoas possam ter o tratamento adequado. É uma alternativa ao sulfato ferroso, que pode causar efeitos indesejados como dores de estômago e náuseas.
A anemia por falta de ferro é uma das condições nutricionais mais comuns no mundo, atingindo 30% da população, principalmente pessoas de baixa renda, que muitas vezes não conseguem garantir uma alimentação adequada em ferro. Esse nutriente é essencial para garantir que o oxigênio chegue a todas as partes do corpo. Quando os níveis de ferro estão baixos, a pessoa pode sentir cansaço extremo, fraqueza, falta de ar e até dificuldades de concentração.
No ano passado, os gastos do Ministério da Saúde com internações decorrentes de anemia, em hospitais públicos no país, somaram mais de 320 milhões de reais.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Nathalia.
Boletim do MDS
Boletim dos Jogos Olímpicos
Boletim dos Jogos Paralímpicos
Boletim G20
Boletim G20 - English
Boletim G20 - Español
Boletim G20 - Guarani
Boletim Brasil a todo vapor
Boletim MEC
Boletim Povos Indígenas
Boletim Sintonia
Brasil Contra Fake
Caixa Notícias
Direto do Planalto
É Notícia
Minuto Ciência
Minuto IBGE
Notícias da Fazenda
Notícias da Gestão
Boletim de Notícias do MIR - Ministério da Igualdade Racial
Planejamento em Pauta
Som da Indústria
SUS inclui novo medicamento na rede para tratar deficiência de ferro
O fármaco ferripolimaltose é uma alternativa ao sulfato ferroso, garantindo que mais pacientes que sofrem de anemia por falta de ferro tenham o tratamento adequado, sem efeitos indesejados como dores de estômago e náuseas.
01/10/2024
|
17:26
Ouça na íntegra:
Download
transcrição
Outras Noticias
ver mais +