A atividade turística segue contribuindo com a geração de empregos no mercado de trabalho formal brasileiro. Em setembro, foram criadas 21.398 mil oportunidades em atividades ecoÉnômicas ligadas ao turismo, alcançando a segunda melhor marca do ano.
Os dados foram divulgados nessa quinta-feira (31) pelo Ministério do Turismo, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o maior crescimento na geração de empregos ocorreu no setor de Serviços – o qual o turismo está incluído - com saldo de 1.046.511 postos novos de trabalho, sendo o turismo responsável por 14,58%, com 152.645 empregos formais.
A contribuição do turismo está acima de macrogrupos como o da Construção, que em setembro gerou 17.024 vagas e da Agropecuária, que apresentou um déficit, com menos 2.004 oportunidades. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca a importância do setor que, cada vez mais, impacta positivamente no desenvolvimento econômico.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin