O primeiro voo operado pela Força Aérea Brasileira para a repatriação de brasileiros no Líbano foi reprogramado para decolar neste sábado, 5 de outubro. Os passageiros incluídos no voo já estão recebendo as orientações para embarque no aeroporto de Beirute, capital libanesa.
A primeira previsão era de que o voo partisse de Lisboa, em Portugal, para Beirute, no Líbano, nesta sexta-feira às 4 da tarde horário local, 10 da manhã no Brasil. Mas, foi adiado por questões de segurança para o comboio terrestre.
A aeronave KC-30 tem capacidade para transportar 240 passageiros e a operação chamada Raízes do Cedro vai priorizar crianças, idosos e gestantes, como informou o ministro Mauro Vieira esta semana. A operação é em conjunto com o Ministério da Defesa e foi solicitada pelo presidente Lula, que chegou a afirmar que o país fará a repatriação dos brasileiros sempre que for preciso.
O governo brasileiro reitera o alerta para que os que estão inscritos para a repatriação sigam as orientações de segurança da embaixada em Beirute e das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tanto, procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto da capital libanesa segue operante com companhia aérea comercial.
O Ministério das Relações Exteriores disponibiliza um contato do Plantão Consular do Itamaraty. O número é o 55 (61) 98260-0610.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Ana Gabriella Sales