Especial IRPF 2023 #5: Tire todas as dúvidas sobre a restituição
Quem pode receber a restituição do imposto de renda, quando e como os valores são pagos, quais as prioridades para receber? Confira todas as informações neste episódio!
17/03/2023
|
16:32
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Quando o contribuinte tem direito a receber a restituição? A resposta é bem objetiva: Quando o imposto a pagar for menor que o que já foi pago.

Explico melhor: quando o o desconto feito diretamente na fonte, no seu salário, ao longo de 2022, somado aos gastos com educação e despesas médicas declarados superam o valor do imposto devido, você tem direito à restituição. Este cálculo é feito automaticamente pela Receita, no momento da declaração.

Do contrário, ainda haverá imposto a pagar. Então, emita o Darf, Documento de Arrecadação de Receitas Federais, para fazer o pagamento na rede bancária.

E como é pago o valor da restituição? Bom, no final do preenchimento da declaração, você escolhe informar o número da sua conta bancária ou a chave pix.

Neste ano, os contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida ou pela transferência do valor da restituição via pix, terão prioridade na hora de receber o pagamento, mas só depois do público que já tem prioridade por lei. A ordem é a seguinte:

- Idosos com mais de 80 anos;

- Depois quem tem entre 60 e 79 anos.

- pessoas com deficiência física, mental ou doença grave.

- e ainda aqueles cuja maior fonte de renda for o magistério.

A Receita Federal divide o pagamento das restituições em cinco lotes. O primeiro vai ser pago no dia 31 de maio.

Os outros quatro estão marcados para 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro.

Não deixe para a última hora! Preencha já sua declaração!

Texto: Lana Cristina
Locução: José Carlos Andrade
Sonoplastia: Messias Melo