Reportagem: Mayara Souto | COP30 Brasil
Locução: Inez Mustafa | COP30 Brasil
Repórter: A cidade de Belém já possui 53.003 leitos disponíveis, para receber delegações da COP30. Cerca de 50 mil pessoas são esperadas na capital paraense, entre 10 e 21 de novembro. O plano de acomodação conta com múltiplas soluções para garantir o compromisso com a realização de uma conferência climática ampla, inclusiva e acessível, afirma o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30.
Corrêa do Lago: Belém é uma cidade incrível, que é o lugar certo para fazer a COP30. Eu sempre manifestei isso. Então, o governo está atuando muito, de maneira muito firme, para que todos os países possam participar da COP. O presidente Lula quer que seja uma COP super inclusiva, que é o perfil do Brasil; mas nós temos que encontrar uma maneira que eles venham, porque nós queremos naturalmente, como um país em desenvolvimento, sendo o Brasil, queremos uma COP inclusiva.
Repórter: O governo brasileiro já disponibilizou uma plataforma com 2.700 quartos para o público que vai participar da COP30, além de 2.500 quartos individuais para os 196 países. Essa medida leva em consideração as necessidades para Países Menos Desenvolvidos (LDCs) e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEIDs).