Governo Federal assegura condições plenas para a COP30 na Amazônia
Delegação brasileira reafirmou ao Bureau da UNFCCC que logística, infraestrutura e segurança estão garantidas, destacando soluções já implementadas e diálogo permanente com o organismo. Ouça a reportagem e saiba mais.
22/08/2025
|
17:49
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Reportagem: Maiva D’Auria / COP30 
Locução: Laura Marques / COP30 

Repórter: Em reunião com o Bureau da UNFCCC, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, o Governo Federal brasileiro reafirmou que todas as condições logísticas, de infraestrutura e de segurança estão garantidas para a realização da COP30, em Belém, no Pará, em novembro. O bureau é um órgão de governança da ONU, que dá suporte às COPs. A reunião, que teve a participação de líderes de todo o planeta, foi realizada nesta sexta-feira, de forma virtual. Na ocasião, o Governo do Pará reforçou o posicionamento do Brasil.

Conforme as autoridades brasileiras, a capital paraense possui um total de 53 mil leitos para hospedagem. O número é superior à estimativa de 50 mil participantes da COP30. Para dar mais segurança às delegações, o Governo Federal instituiu um grupo de trabalho para atender cada uma delas individualmente. Fazem parte do grupo a Presidência da COP30, a Secretaria Extraordinária para a COP30, o Ministério do Turismo e o Governo do Estado do Pará. Esse canal direto foi concebido para solucionar de forma rápida questões relacionadas a hospedagem, transporte, saúde e outras demandas operacionais. De acordo com o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, nações com menos recursos serão prioridade.

André Corrêa do Lago: Hoje ficou muito claro a questão de que a COP será em Belém. Então, portanto, temos que confirmar todos esses quartos tão logo quanto possível. E essa força-tarefa vai dar o atendimento que vai assegurar que todos possam encontrar acomodação adequada para estar presente. 

Repórter: Na reunião, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, lembrou que a realização da conferência na Amazônia é um símbolo do protagonismo brasileiro, e um chamado para que o mundo veja a floresta como parte da solução climática. O governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou que foi formado ainda um grupo para monitorar e coibir práticas abusivas de hospedagem. Estão incluídos órgãos como a Secretaria Nacional do Consumidor e a Polícia Civil do estado.

O secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, acrescentou que o governo respondeu integralmente as 48 perguntas feitas pelo bureau ao país, abrangendo os temas hospedagem, transporte, saúde, segurança e logística. Conforme o secretário, todas as ações do Brasil para o evento são realizadas de forma transparente e em diálogo com as partes envolvidas. 

Valter Correia: A missão técnica que esteve aqui no começo do mês aprovou todos os projetos, aprovou tudo que a gente tem feito ao longo desse ano e meio de planejamento, de discussão.

Repórter: Entre as iniciativas informadas pelo Brasil para garantir a realização da COP30 em Belém está o compromisso em assegurar preços de hospedagens menores para Países Menos Desenvolvidos e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.